A ideia é que a modelo seja como um cabide. E é o que elas efetivamente são. Menos que cabides, arriscaria dizer, pois aqueles cabides que tem forma feminina tem mais corpo que elas. Elas são como palitinhos.
Todo mundo sabe que existem anoréxicas e/ou bulímicas no mundo da moda. Todo mundo sabe, e todo mundo acha um absurdo. Mas ontem, trabalhando no backstage do Fashion Rio eu tive a oportunidade de ver de perto. E assusta.
Meninas super novinhas, extremamente magras, absurdamente altas (me senti uma hobbit perto delas, devo confessar), mas com pele de senhoras de 40 anos. Sério. Por debaixo de toda aquela maquiagem, pude ver que algumas tinham a pele do rosto bastante acabada. E esse é só um dos sintomas da anorexia/bulimia.
Mas não falo disso só porque vi mulheres tão magras que só sobrava praticamente o esqueleto e a cabeça desproporcional ao resto do corpo. Não, não é inveja minha. Eu efetivamente vi a prática do vômito antes de desfile. E geralmente quem faz isso são meninas em início de carreira, que ganham super pouquinho para estarem ali, mas com o sonho de serem a próxima Gisele Bündchen.
É alarmante, é assustador. É sacrificante demais – se elas soubessem de fato o mal que fazem a si mesmas será que teriam escolhido a profissão?
O fato é que existe um discurso todo bonitinho contra a bulimia e a anorexia no mundo da moda. Da boca pra fora. Pois na hora do vamos ver, na hora de selecionar uma modelo para um trabalho, rola um terror psicologico absurdo. Meninas já secas são chamadas muitas vezes de gordas e descartadas na hora da seleção, o que as leva a exatamente o que todo mundo diz ser contra. Porque elas acabam não tendo pra onde correr, já são pele e osso!
Tudo isso é muito louco. Porque nas fotos e filmagens elas não parecem tão magras assim. Comparei o que vi de perto com as fotos do desfile. Nas fotos estão magras, é verdade, mas pessoalmente são praticamente esqueletos com enormes cabeças.
São todas lindíssimas é verdade, mais seriam ainda mais bonitas (e acredito que um pouco mais saudáveis e felizes) com 2 quilinhos a mais que fosse.
Enquanto isso, mulheres comuns se sentem extremamente gordas, se comparando sempre à modelos e atrizes que fazem sucesso, e nossas meninas e adolescentes cada vez mais querem se parecer com essas “deusas”. Isso é muito perigoso. Compromete a saúde e o desenvolvimento das meninas. Por isso pais e mães tem que ficar de olho em suas meninas, é impressindível que vejam se estão se alimentando bem, mesmo que passem por chatos aos olhos das filhas. Isso faz parte.
Toda mulher quer se sentir magra e linda. O problema é quando isso se torna uma doença. Segue abaixo alguns dados sobre as complicações que a Bulimia e a Anorexia podem causar.
A bulimia pode levar , tais como:
- Diminuição da pressão e da temperatura corporal, levando o indivíduo a ser menos tolerante ao frio;
- Desmaios e fraqueza
- Enfraquecimento dos dentes (cárie)
- Dores de garganta (pelo ato de forçar o vômito)
- Sangramento do tubo digestivo (vomito com sangue)
- Úlcera
- Dores corporais
Anorexia e suas causas:
- Desnutrição e desidratação.
- Hipotensão (diminuição da pressão arterial).
- Anemia.
- Redução da massa muscular.
- Intolerância ao frio.
- Motilidade gástrica diminuída.
- Amenorréia (parada do ciclo menstrual).
- Osteoporose (rarefação e fraqueza óssea).
- Infertilidade em casos crônicos.
Fonte: www.http://silentdevotion.cyncardoso.net